Suposta negligência e maus-tratos: protetoras de animais denunciam abrigo público para cães no DF
09/08/2025
(Foto: Reprodução) Protetores de animais denunciam abrigo público do DF para cães de rua
Protetoras de animais denunciaram um abrigo público do Distrito Federal por suposta negligência e maus-tratos. Segundo elas, o cães estão doentes, em espaço inadequado e falta transparência na gestão.
As protetoras registraram um boletim de ocorrência na Polícia Civil na sexta-feira (8).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Em nota, a Secretaria de Proteção Animal do DF falou que "foram identificados pontos que precisam de ajustes" e determinou melhorias imediatas. A pasta ainda disse que aguarda relatórios detalhados para decidir quais sanções administrativas serão necessárias.
Três protetoras visitaram o abrigo na segunda (4), com autorização do Governo do Distrito Federal (GDF).
A protetora Jana Portela Beraldo diz que percebeu que diversos animais estavam abrigados em uma mesma baia. Segundo ela, havia apenas duas vasilhas de ração para cães de grande e pequeno porte compartilharem.
"Os cães de porte menor estavam extremamente magros, com as costelas aparentes e claramente debilitados", fala Jana.
Jana também aponta a presença de muitos carrapatos e pulgas no local, e que alguns cães tinham sinais de cinomose - doença viral altamente contagiosa que pode ser fatal se não tratada.
Abrigo público
Abrigo público para cães no DF
TV Globo
O abrigo foi inaugurado em junho deste ano e tem capacidade para abrigar 150 animais.
A proposta é que ele sirva de espaço temporário para animais vítimas de maus-tratos e em situação de rua, até que eles sejam encaminhados para adoção responsável.
O que diz a Secretaria de Proteção Animal
"A Secretaria de Proteção Animal do DF acompanha de perto o abrigo de transição administrado pela OSC, com vistorias regulares para garantir a saúde e o bem-estar dos animais.
Nas últimas visitas, foram identificados pontos que precisam de ajustes. A Secretaria notificou a entidade, determinou melhorias imediatas e aguarda relatórios detalhados para, assim, decidir quais sanções administrativas serão necessárias.
Todas as medidas têm caráter preventivo e buscam garantir a saúde, segurança e bem-estar dos resgatados. Cuidar dos animais é proteger vidas. E esse é o nosso compromisso.
A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal notificou a Organização da Sociedade Civil responsável pela execução do projeto para que adotasse, de forma imediata, as providências necessárias à melhoria das condições de acolhimento e manejo dos animais.
Determinou-se ainda que fosse apresentado, no prazo de cinco dias, relatório detalhado contendo as ações implementadas, bem como o protocolo adotado para tratamento, monitoramento e cuidados veterinários, de forma a assegurar o bem-estar dos animais."
Abrigo público do GDF para animais de rua em Brasília
reprodução
LEIA TAMBÉM:
AGRESSÃO EM ELEVADOR: veja a linha do tempo desde o crime e entenda os próximos passos
LICENÇA-PATERNIDADE: grupos fazem passeata no DF e nos estados por mais tempo com recém-nascidos
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.